segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O poder de escolha: Ser Livre.

A liberdade não é se lançar numa louca procura de toda a espécie de prazer. Dizem que somente assim estaremos realizados. A vida é feita de escolhas! É feita de decisões a serem tomadas e idéias que estão sempre se modificando. A liberdade é uma dádiva, mais do que liberdade é ser livre, o que não é a mesma coisa. Se alguém se impõe condições já não é livre, pois vive dentro dos seu próprios limites. Ser livre é como um pássaro a voar no azul do céu sem rumo, é como a correnteza que vai e volta, é como o sol que nem sempre se abre. Liberdade não é poder, liberdade é uma descoberta. A liberdade é simplesmente uma descoberta de nós mesmo. E à medida que nos descobrimos, nos libertamos. Nos libertamos de tudo, principalmente de nós mesmos. Libertamos das dúvidas que sempre nos fazem perder milhares de oportunidades, libertamos do sentimento de culpa, nos libertamos das conseqüências, dos impulsos, das mágoas, de um amor não correspondido ou até mesmo de um amor repentino. Ser livre é poder dizer "não" sem culpa. É poder fazer as suas próprias escolhas pensando no melhor para você e não no que os demais pensarão. Ser livre é ser você, exclusivamente você mesmo! Ter vontade própria, falar no momento que der vontade, ligar para alguém sem ser ouvido, isso sim é ser livre. É um caminho árduo e sofrido, e a sua recompensa encontramos somente no final. É um direito de opção que pertence somente a nós mesmos, e não a deixe escapar de suas mãos.  Liberdade é não precisar de nada para ser livre. E só assim seremos livres, livres para o mundo, como uma borboleta ao descobrir que tem asas para voar.

"Vale a pena viver, nem que seja para dizer que não vale  pena..."
Mário Quintana

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

É, você ganhou, mais uma vez.


É cômico; Estava entusiasmada e incentivada, assim como um botão pronto para desabrochar e virar uma formosa rosa vermelha. Exuberante, pronta para ser colhida e ser transformada em um encantador buquê. Quem sabe não seria você que me colheria? Afinal, estava tudo perfeitamente bem. Algo inusitado, porém satisfatório, mas que faria de mim uma pessoa realizada. Não sei se errei, não deveria ter contado para ninguém, guardar segredo nunca é demais. A vida é assim, sempre nos prega pequenas peças, viramos o protagonista de uma peça onde a platéia decide o final. Eu “querer”, eu “tentar”, eu “ir em frente”, eu “ser feliz”. Porque com tantos "eu" é o "você" que decide o final? Chorar faz bem, eu sei, e gritar também, afinal colocamos tudo para fora, como um pequeno inseto querendo se aproveitar da minha rosa, eu posso tirá-lo de lá, é a minha escolha. Mas e quando nada faz sentido e você sente um vazio dentro do seu peito e mesmo assim não há uma saída? Eu decidi que sim, mas o destino deu a volta por cima e decidiu por si só. O que me resta se não aguardar? Somente os conhecidos pensamentos chamados de positivos. "Não aconteceu? É porque não era pra ser", "Virão coisas melhores". Dizem que sorte no amor, azar no jogo. Passei a acreditar que sim, é o jogo da vida, que do ponto de partida comecei com fado e avancei três casas e assim feito, voltei para o início do jogo. Espero que a vida me dê grandes oportunidades, que compense as minhas perdas e faça de mim uma pessoa melhor, cansei de cair e sempre levantar. Por favor, deixe-me levantar e andar até cansar, quando estiver exausta e não conseguir dar mais nenhum passo ou até mesmo respirar, eu sento, tomo um copo d'água e volto a andar. Por favor, apenas deixe-me viver a minha maneira, deixe que eu tome as minhas próprias decisões, que eu faça as minhas próprias escolhas, e que se for ruim eu quebre a cara para aprender. É, você Destino, hoje, você me pegou e ganhou, e sinceramente meu mundo desabou. Então, por favor, deixe que eu me levante novamente e siga o meu rumo. Destino, eu sei o que quero, então deixe que eu tenha uma oportunidade. Isto é um adeus, até o nosso próximo encontro, e sinceramente o aguardo ansiosamente.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Diga-me, alguma vez já te sentiste assim?


Desabei a chorar. Não entendo essa mistura de sentimentos enlouquecedores que sempre dominou o meu caminho. Como as lembranças são tão presentes e ao mesmo tempo tão ausentes? Uma mistura de fragilidade e sonhos. Enérgica, robusta e poderosa. Um sentimentalismo rodeado de equilíbrio. Descobri que chorar faz parte de mim! Eu choro quando tudo está certo ou quando você vai embora. Até consigo chorar de tanta felicidade! Durmo com a sensação estranha de que quero ser diferente, ou ser diferente do que quero e pretendo ser. E então sinto uma facada no estômago e uma tristeza que remói lá no fundo. Sou assim, simpatize ou não. Consigo ser ardente ao extremo, porém é durável somente por pouco tempo. Sou caprichosa, meu capricho incomoda. Melancolia, melancolia e mais melancolia. Sou impulsiva e mutável, corro atrás dos meus sonhos, porém não penso duas vezes, e então novamente passo rápido da alegria a melancolia. A perfeição é possível? Penso que sim, meu choro é tão perfeito! Mas logo vejo que não, chega a ser tão perfeito que desgasta por dentro, e caio em contradição. Meu choro é um momento e às vezes uma vida inteira. Ele não é esperado, mas bem lá no fundo quando não sai, faz falta e acaba sendo desejado. É um beijo de momento ou um amor de uma vida inteira. Meu choro dura muito e às vezes não dura nada. É o que sou, ou que não sou. É o que quero ver ou penso que sim, mas no fundo não. Meu choro não é ensaiado e sim improvisado, é doce mas ao mesmo tempo muito amargo. É quase perfeito, pois perfeito é tudo aquilo que nos faz bem e que sem saber o porquê, a gente reconhece na hora. Não sou dona do mundo e nem de ninguém, mas conservo o que faz bem, o incrível, o abstrato. É difícil aceitar toda essa simplicidade do sentimento, a simplicidade do chorar e do ser emotivo. Descobri que chorar faz bem para a alma e que são nestes momentos que descubro quem sou, onde estou e aonde quero chegar, mas ao mesmo tempo percebo que tudo ou nada faz sentido. Diga-me, alguma vez já te sentiste assim? Uma música revive aquele momento; uma poesia lembra alguém. Eu já vivi, já senti e não me esqueci. Por isso choro. Choro por ser sensível ao extremo e por demonstrar tanta firmeza que a minha delicadeza não se sobressai, meu coração não é duro feito pedra. Por isso, eu rio, pulo, canto e grito, e no final choro. Não para tentar entender, mas sim por apenas sentir, sentir mais uma vez tudo que eu nunca esqueci e não consigo viver novamente. Sinto falta do mistério, mas por vezes sinto falta de compreender por qual motivo estou chorando mais uma vez...

"Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia."
Vinícius de Moraes

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Prêmio Dardos.

Não sou de postar outros tipos de textos em meu blog, a não ser pensamentos, poesias, e textos pessoais. Sei que em meus textos, sempre há uma mistura de ocasiões, sentimentos e fantasias, que acredito que muitos já se passaram por tudo isso, pelo menos uma vez, não é?
Entrei em meu blog, e reparei um novo comentário informando-me que recebera um selo simbolizando o Prêmio Dardos. Tal, que diversos blogs vêm recebendo por serem no mínimo lidos com gosto.

Fiquei muito feliz por meu blog estar na lista da Luce Mattos, blogueira que indico a todos: http://comentariosdesconcertantes.blogspot.com/



Segue a proposta da homenagem:

"Prêmio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras.”

Para que esse reconhecimento não acabe, pede-se aos homenageados que sigam os seguintes passos:

Você deve exibir a imagem do selo em seu blog;
Você deve linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação;
Escolher outros blogs a quem entregar o Prêmio Dardos;
Avisar os indicados.

Foi difícil escolher apenas alguns, porém, creio que esses sejam os que eu mais acompanho e mais se parecem comigo.

Broken and abandoned - http://derepentedezesseis.blogspot.com/
Datilografando Pensamentos - http://nemsemprecronicas.blogspot.com/
Go!Runaway - http://gorunaway.blogspot.com/
Lanterna de Alhures - http://lanternadealhures.blogspot.com/
Reflexo Da Alma - http://reflexo-da-alma.blogspot.com/
Rosas Cálidas - http://scriptmanent.blogspot.com/
Vanda Ferreira - http://vanda-ferreira.blogspot.com/

Parabéns a todos!

sábado, 6 de novembro de 2010

Não abra mão dos poucos e bons.


"Amigos vem e vão, mas nunca abra mão dos poucos e bons". Já ouvi muito esta frase, você também. Mas seria bom se as coisas fossem mais simples, não seria? Olhei para você, me identifiquei, aproximei e já somos melhores amigos. Sinto falta das velhas amizades, mas sei que nossas vidas tomaram um rumo diferente e cada um seguiu em frente em busca de seus sonhos. Pensei que estava realizada assim! Mas quando fecho os olhos, sinto falta daquele tempo! É como se uma parte de mim adormeceu e precisasse de algo para despertá-la. Fotos, cartas, e-mail... são apenas recordações, uma lembrança de um tempo que não volta mais. Segui em frente, novos amigos cruzaram o meu caminho. Descobri que sou feliz, mas não completa. Uma parte de mim está preenchida com o amor, mas a outra parte acendeu a falta de confiança. Descobrimos que vivemos em um mundo onde nada e ninguém são iguais, cada um com suas, fraquezas, anseios e qualidades. O pacote é completo, e ainda vem acompanhado de pessoas que só pensam em si próprias , querendo o mundo apenas para si , sem medir esforços para que se concretize. Guarde os seus sonhos e vontades, conte apenas quando os tiver realizado. A capacidade humana de destruir seus sonhos é intensa! Pegue o telefone e ligue para aquele velho amigo, converse, chore, ria... seja você mesmo. Sinta-se seguro, e confie. Não desligue estas conexões, não os apague de suas memórias, não exclua os de sua alma. Novos amigos são sempre bem vindos, afinal, um dia eles se tornarão os velhos amigos. Mas não abra o livro da vida para todos, apenas você decidirá o final de sua história baseada em suas atitudes. Não se afaste de quem já te fez sorrir, este são grandes colaboradores de sua história. Siga em frente, mas não abra mão dos poucos e bons amigos. Sinto saudades, minha vida mudou. Faço parte de algo, mas gostaria de compartilhar aos grandes e verdadeiros amigos... os velhos! Não abandone-os jamais.

"Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons. Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que você conheceu quando jovem." Pedro Bial.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As pedras no caminho a gente pula!

A situação não está conforme planejado, a correnteza está me levando para o alto-mar, estou sendo puxada para o fundo, minha esperança está se afogando. Eu sei, eu posso e vou conseguir! Quantas vezes já não dissemos isso? Pensamos e firmamos essas pequenas palavras em nossa alma com frequência. Mas, não é o suficiente! O sonho em realizar determinados mistérios está cada vez mais distante. A dor consome, a tensão se instala, o desânimo se aproxima. Como pode todos conseguir e você não? O que os outros têm que você não tem? São esses pensamentos que devemos excluir totalmente de nossa vida. Dizem "que você atrai o que transmite" e também "a força é o nosso pensamento". Mas fala sério, tentar uma vez, duas vezes, três vezes... apartir da terceira tentativa entramos em fase de esquecimento, perdemos até a conta. É como tirar carteira de motorista, você faz um exame, dois e então pensa em desistir. Mas o que é desejado e tão sonhado, não tem preço. Não deixe ninguém dizer que algo é impossível e que você não irá chegar lá, seu sonho não é infantil e nem insustentável. Nada supera a sua força de vontade e crença no amor. Pule no mar, resgate sua esperança, não deixe que ela se vá dessa forma. É muito cedo para tudo acabar agora. Sua vida pode mudar, levante, não fique vendo o tempo passar. Não veja as perdas como fracasso e sim como um aprendizado. Aprendemos muito com as perdas, e a persistência é a maior prova de que realmente estamos preparados para tal e o mais importante somos merecedores. Não desista dos seus sonhos, por mais que pareça que enfrentar uma guerra seja mais fácil e sadio. Você sabe e está preparado. Acredite! Siga em frente, as pedras no caminho a gente pula, se cairmos em um buraco, levantamos. E digo que, se cair de novo, mostre que nada é páreo e tudo vale a pena quando se tratar de nossa felicidade e realização de um sonho. Elimine os pensamentos negativos, afaste quem o desanima, se for necessário guarde segredo. Apenas viva, mas da melhor maneira possível, sem medo de errar, sem medo de perder e sem chorar. No fim tudo isso valerá a pena. Acredite em seus sonhos, não desista de você! Eu posso, você pode, nós podemos. Confie!

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”
Fernando Pessoa

domingo, 18 de julho de 2010

Pedaço vazio dentro de mim

Sinto que me falta algo. Acordei com o bem-te-vi cantando, ele queria me mostrar o quão és livre. Não sou livre, queria ser. Um pedaço dentro de mim quer gritar! Estou confusa com o vazio, não permaneço mais em mim, sou apenas um fragmento de tudo quem um dia fui. Não sou livre, sempre me impus condições, vivi dentro de meus limites. Na vida pura não existem limites, o que colocamos são reflexos do medo que interiorizamos, para não questionarmos nossas fraquezas e nos limitarmos a elas. Descobri-me e então me perdi; tentei me libertar de mim mesma, queria a qualquer custo me laçar na liberdade, tentativa frustrada. Libertei o intenso e hoje sou uma alma de puro tédio. Não sei quem fui, hoje sou uma imaginação que obtenho. Sinto um pedaço vazio dentro de mim e hoje este pedaço se intensificou, foi um martírio esperar essa sensação ir embora. Ela não vai embora, apenas espera a hora certa de voltar. Vejo-me transformada e mutilada. Preciso pular etapas, preciso camuflar o que ficou para trás para dar conta de mudar o que está por vir. Grande lição! Libertar-me do que estou sentindo, para enfim poder ser livre. Mistura de vida e morte, doce e amargo, medo e coragem. É o mais sensato que sobrou da minha essência, é tudo o que tenho para combater essa caminhada. Este vazio se esvaira e contamina todos que se aproximam, não conheço o seu antídoto, não me interesso em saber. O trabalho, deixo para depois. Preciso, apenas, me libertar! Encontrar o esconderijo do meu verdadeiro ser, para então, meus olhos voltarem a brilhar, minha cabeça não se torturar e o meu coração parar de chorar.

“O grande vazio em mim será o meu lugar de existir; minha pobreza extrema será uma grande vontade. Tenho que me violentar até não ter nada, e precisar de tudo; quando eu precisar, então eu terei, porque sei que é de justiça dar mais a quem pede mais, minha exigência é o meu tamanho, meu vazio é a minha medida.”
Clarice Lispector

terça-feira, 6 de julho de 2010

Queria poder te falar...

Odeio o seu orgulho infantil e o modo como você brinca quando digo a verdade. Odeio o quanto me deixa sem graça e parece ter penetrado em minha mente. Odeio o modo que me analisa e interpreta o meu ser. Odeio quando você me da a razão e mais ainda quando diz não. Odeio quando diz que o meu sorriso é delicado e os meus olhos graciosos. Odeio quando você fica e mais ainda quando vai embora. Odeio quando me da vontade de chorar e você vem me consolar. Odeio ter que ficar, e mais ainda quando penso em ir embora. Odeio querer você cada vez mais perto de mim. Mas odeio principalmente não conseguir te odiar, nem por um instante. Odeio não conseguir ficar sem você e mais ainda por só saber te amar. Em minha mente eu te odeio e o meu coração é todo seu. Não posso viver assim, não consigo! Queria você bem longe. Mas me odeio por pensar assim. Cresci, vivi, arrisquei! Não posso prever o futuro, não posso viver nessa prisão; mas não posso viver sem ti. Quero voar, nada mais do que isso. Eu cresci, me encontrei e ao mesmo tempo me perdi. É como um espirro que não consegue dar, precisa dar mas não consegue. Não é fácil falar, então me resta escrever. Cartas... não entregarei para você. Tudo é tão bonito! Olhares entusiasmados e a saudade forte dentro do peito. Exigiu muito aprendizado e maturidade. Me tornei tão dependente e quando acordei meu coração já tinha se preenchido completamente de amor. O seu sorriso encantador, a ternura e a cautela imensa que você tem. E hoje, se resume em dor. Tudo se mistura. É impressionante como de repente nada mais faz sentido, e percebe-se que esforçamos ao máximo, chegamos ao limite. As brigas me corroem por dentro, parece que me banho em um mar de sangue. Quando a dor aparece, é intensa. Não posso viver mais assim, não consigo! Mas por que não consigo reverter? Por que dói lá no fundo só em pensar assim? Olha, a que ponto cheguei...

"Odeio como amo o ódio. Não conheço outras razões para amar senão odiar. Que queres que te diga, além de que te odeio, se o que quero dizer-te é que te adoro?"
Fernando Pessoa

terça-feira, 29 de junho de 2010

Senti, mas sei que já esqueci.

Não. De novo não, por favor! Minha cabeça ficou confusa, meu coração acelerou e sentiu. Meus pensamentos mudaram, imaginei coisas que não deveria. Minhas pernas arrepiaram, meu cabelo está mais sedoso. Minha agenda foi re-programada. Tudo está mudando. Não volte, deixe como está. Não se aproxime, te suplico, por favor. Estou vivendo bem, estava tudo bem. Agora já não sei. Não sei o quão longe você irá. Não sei se minhas fantasias, desejos e anseios que entraram no ar. Eu mudei e quero continuar. Me libertei, voei, apaixonei. Vivi, senti, curti. Emoções no ar. Não quero me enganar, não quero estragar o que estou vivendo. Só quero aproveitar, quero viver. Ser feliz! A felicidade bateu em minha porta e o amor também. Tudo poderia ter sido diferente, teve tanto tempo. Mas agora eu já não sei. Força, garra, determinação... palavras não faltarão. Fazer de tudo para isso não se perder, não envolver e muito menos enlouquecer. Não, de novo não, por favor! Não se aproxime, te suplico, por favor. Queria dizer, mas não consigo. Falta-me coragem, talvez seja o meu plano B, a minha reserva. Não está certo, eu sei. Por isso, deixe-me viver. Esqueça-me! Você esquece, eu sei. Mas depois você volta. Estou esquecendo. Não! Já esqueci, e talvez esse seja o meu medo, lembrar que um dia senti e hoje já esqueci. Não sei, nunca saberei, não quero saber! Por isso não, de novo não.

"Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?"
Mário Quintana

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aprendi a viver de todas as maneiras!

Não poderia dizer que não aprendi nada, pois seria uma grande mentira! Não sei o que o futuro me espera, como será o dia de amanhã ou o que estarei fazendo daqui a uma semana. Muito menos sei se estarei ao seu lado para a eternidade. Mas tenho certeza de uma coisa, eu amadureci muito! Você me ensinou o que é o amor, o quão bem ele nos faz, você me ensinou que o amor também tem as suas desvantagens, como, se o sofrimento e a tristeza quando surge é intenso. Aprendi que junto com um sentimento tão bonito e verdadeiro, surgem outros para nos testarmos, a raiva, a angústia e o ciúme. Aprendi que precisamos abrir mão de algumas coisas, mas não se pode perder a sua essência como pessoa. Aprendi também que temos aqueles dias em que não queremos ver e nem falar com ninguém, e que nesses dias precisamos segurar a barra, respirar fundo e dialogar tranquilamente. Sei o que é o amor, não aprendi sozinha, me ensinaram a senti-lo, e hoje que o conheci não quero que ele se vá e não volte mais. O amor me transformou em uma mulher, entrei menininha e sai amadurecida. Cresci como pessoa, controlei o meu egoísmo, passei a me preocupar, descobri o que é a tão falada saudade e como ela aumenta as nossas expectativas de ver a outra pessoa e dar aquele abraço apertado e não soltar nunca mais! Aprendi muito, e continuo aprendendo. Sofro em pensar que quando o amor nos decepciona, o ódio por aquela pessoa nos consome, e sofro em pensar que isso um dia poderá acontecer, afinal não temos a medida do mundo! É por isso que desejo muito amor para todos, o amor nos transforma, trabalha em nosso crescimento, contribui com nossas necessidades, e nos deixam repletos de felicidade! E fala sério, ser feliz é bom demais !

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Deixe o egoísto de lado e se entregue !

Será que não estamos perdemos um pouco da nossa essência? Muita coisa nos atinge de uma maneira profunda e as vezes nem percebemos. Digo, os meios de comunicação de massa, a tecnologia de informação... Mas me pergunto, o amor está tão dentro de nós, não é mesmo? Entregamos o nosso coração e a nossa alma a outra pessoa, vivemos lado a lado com a mesma. Nunca pensei que a questão do amor fosse tão complicada! Muitos pensam que basta amar e tudo já está resolvido, afinal a medida do amor não é amar sem medida? Somos tão egoístas em uma proporção que nem damos conta e sempre fazemos questão de dizer que não o somos. Em um relacionamento precisamos pensar no “nós” e não somente no “eu”; realmente é complicado essa relação a dois, não são todos que estão preparados para viver e sentir tudo isso dentro de um coração só. É preciso que ambos sejam fortes e realmente se gostem, se não, não vai adiante... é preciso que ambos se aceitem do jeito que são, e claro, o outro também. É preciso renunciar determinadas coisas, mas é preciso entender que temos o NOSSO momento, aquele momento eu comigo mesma, que não queremos ver ninguém, queremos apenas a nossa própria companhia. É preciso entender, e respeitar o outro, e do jeito que a pessoa é! Precisamos deixar o egoísmo de lado; ouvi uma vez que quando se ama alguém de verdade não se deve dizer “eu te amo”, pois, essa é uma frase totalmente egoísta, somente EU que TE amo? E a outra pessoa? Temos que saber que antes do nós, sempre existiu sonhos, pessoas, uma história inteira. É preciso saber respeitar e entender esta história, algo dentro de nós e de nossa personalidade sempre vai embora, algo sempre se perderá para que o outro possa se encaixar em nossa vida se tornando um, sem destruir o que já foi feito.
Amamos sim, mas de uma maneira egoísta e reprimida, as vezes por demo de perder aquela pessoa que nos cativou profundamente, mas é por esse amor intenso que precisamos deixar o outro seguir o seu caminho, pular, gritar, cantar, viajar, viver as suas particularidades e não deixar a sua personalidade.
Precisamos estar sempre preparados e de braços abertos para quando esta pessoa voltar se sinta bem e nos alimente com tudo que recebeu no decorrer de sua trajetória.
A confiança deve ser cultivada junto com o amor, para que cresçam juntos se tornem únicos, tornando a caminhada dura do relacionamento cada vez mais leve, a medida que vai crescendo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Quem criou o amor, não sabia o que era dor !

Quem criou o amor não sabia o que era a dor. Como dói amar alguém de verdade, a gente ama tanto, que só essa imensidão já dói. O amor é tão forte e tão grandioso que dói. O amor é tão puro e verdadeiro que dói. O amor é uma entrega tão imensa que chega a doer. Com o amor vem a renúncia, afinal o amor completa duas pessoas e elas precisam se encaixar um dentro da vida do outro. Mas o amor dói. O sofrimento de perda dói, mesmo sabendo que desistir depois de inúmeras tentativas é a melhor coisa a se fazer. Dói amar alguém de verdade a ponto de mudar a nossa vida por causa desse alguém. Dói ouvir sua voz sabendo que "mais dia, menos dia" isso tudo vai acabar. Dói saber que insisto e faço o máximo possível, que dou a minha vida por esse amor, e que no fim não terá servido de nada. Dói, dói muito. Dói querer escrever para você e não conseguir, dói quando estou nervosa e não tenho você ao meu lado para me tranquilizar, dói chorar por você. Dói querer os seus carinhos em todos os momentos e não ter. Dói saber que vou te ver e logo depois você estará indo embora, dói saber que falta muito para o final de semana! Ai, como dói lá no fundo! Não digo que dói por ser ruim, dói por ser tão intenso e robusto, dói por estar tão presente em nossa vida, dói por nos ensinar os caminhos a percorrer, dói por ser tão grandioso, dói por ter medo de perder. A dor é forte, mas mais forte que isso somente é o amor!

"Vós, que sofreis, porque amais, amai ainda mais. Morrer de amor é viver dele."
Victor Hugo

segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Livre-arbítrio"


"Ninguém melhor que você pode saber o que é bom para a sua vida. Ninguém, com suas experiências, por mais frutuosas que tenham sido, poderá ditar o que você deve ou não fazer.
Quando estiver diante de uma escolha difícil... quando seu coração disser uma coisa e a razão, acompanhada de amigos, família, namorado ou namorada, disser outra, pense bem.
Não se deixe levar por uma coisa, nem outra. O coração é facilmente levado por emoções e tem tendência a fazer com que percamos um pouco a nossa razão, ou a capacidade de raciocínio coerente. O coração é um romântico incorrigível!
Mas a razão sozinha não poderá ditar as regras da sua vida. Nem tampouco os que convivem com você. É preciso levar em conta a suas necessidades de bem-estar. Fazer algo porque todo mundo acha que deve ser assim é absurdo. É muito importante não magoar e nem decepcionar os outros, mas isso não deve ser às custas do sacrifício da própria vontade e necessidade de ser feliz. Ninguém, por mais próximo que seja, poderá decidir o que você vai viver. É sua vida! E você só tem essa!
É muito fácil dizer o que os outros devem ou não fazer. Não é por que se está de fora que vê-se melhor. A verdade é que decidindo por nós as pessoas tornam-se responsáveis pelas nossas escolhas. Mas isso, pode ter certeza, não passa pela cabeça delas. Se formos infelizes depois elas não vão dizer: "descanse, fique de fora que vou ser infeliz por você, pois a culpa foi minha." E, para falar a verdade, mesmo se fosse o caso, isso não seria possível. Ninguém, sofrendo nossas dores, faz com que dôa menos em nós.
É digno e honesto cumprir promessas. Mas é desonesto cumpri-las somente por dever, sem que haja um real sentimento movendo essa decisão.
Ser honesto com os outros é muito bom. Mas, antes, é fundamental ser honesto consigo mesmo.
Por mais doloroso que seja, por mais difícil que possa parecer, libere-se do que pensam e dizem os outros. Pergunte-se: - o que eu quero para minha vida?
Uma coisa é certa: talvez você não saiba exatamente o que você quer, mas sabe muito bem o que não quer.
Quando seu coração estiver brigando com sua razão, tente pensar no que vai te fazer feliz a longo prazo.
Mas, mais importante ainda, feche seus olhos e se entregue nas Mãos dAquele que nos conhece antes mesmos que fôssemos nós. Mas faça isso de verdade, com sua alma. Ele sabe do nosso amanhã. E Ele não vai decidir por nós, ou impôr, mas vai certamente nos colocar uma luz que vai clarear nosso caminho.
E fique atento... os sinais aparecerão. E você saberá qual o caminho escolher. Talvez as pessoas mais próximas não entendam, se isso vier a contrariá-las. Mas eu aprendi que na vida habitua-se a tudo.
Todo ser humano merece respeito. E os que te amam saberão entender.
E eu digo: tente encontrar o equilíbrio entre o que diz seu coração e a razão. A sua escolha será certa!"

Me dê uma chance de ser feliz!


Hoje sou uma pessoa, amanhã serei outra, eu sei disso! Não quero acordar amanhã sabendo que deixei passar a melhor fase da minha vida, não quero viver dentro das regras e rédeas de ninguém, eu quero ser livre! Livre para voar, livre para para encontrar o meu lugar, quero pular, gritar e ter certeza de que não importa o que aconteça amanhã, hoje eu fui feliz e me realizei. Quero viver o momento, quero fazer o que o momento pede. Sei que sou diferente de você e de muitos, mas essa é a magia da vida, encontrar, conhecer e viver com pessoas diferentes de nós. A vida é um aprendizado, e a escola da vida nos ensina quem seremos. Hoje eu quero viver, amanhã quero descansar, então, por favor não me prive de viver e nem de ser feliz. Deixa eu conhecer, me libertar, deixa eu ser o meu eu e encontrar a minha identidade, sou hoje o que o momento pede; Serei amanhã o resultado do meu hoje. Sei que posso fazer tudo isso estando com você! Sei que posso fazer tudo isso sem abrir mão da rotina, sei que dou conta! Só peço isso, me dê uma chance de ser feliz, se dê uma chance de ser feliz, e eu lhe garanto, você não irá se arrepender, assim como eu também não!

"Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz."
Clarice Lispector

terça-feira, 27 de abril de 2010

Não cobre tanto de si mesmo!

Tem momentos que tenho vontade de gritar, mas gritar tão alto que a minha voz não consiga suportar; tem momentos que gostaria de ser mais forte. Sei que tudo que acontece é porque tem que ser, temos um plano de vida. Sou forte por fora, mas meu coração está morrendo por dentro, grita tão enlouquecidamente que parece que estou na beira de um colapso e que nada do que se passa terminará. Queria parar de chorar, não chorar nunca mais nessa vida, mas se isso acontecesse sei que perderia um pouco da minha essência, afinal sempre fui chorona e chorar faz bem para a alma. É uma forma de colocarmos tudo para fora, sem precisar falar ou explicar, me sinto muito bem inclusive, quando choro. Há momentos que somos tão fortes, que nós mesmos não acreditamos o tamanho da nossa força e perseverança. Mas em compensação existem aqueles momentos que a única vontade que temos é de jogar tudo para o alto, desistir de tentar ser cada vez melhor; melhor estudante, melhor pessoa, melhor filha, melhor namorada. Sinto que cobro muito de mim mesma e sei que muitos se cobram também, e quando as coisas fogem do NOSSO controle desesperamos tanto que não conseguimos pensar em mais nada. Nesses momentos, nesses dias o melhor a fazer é ter paciência, descobrir o que nos faz bem e tentar distrair, quanto mais pensarmos nas situações e circunstancias, mais alimentaremos esse sentimento de culpa, de raiva ou até coisa pior. Se dormir te faz bem, durma. Se ouvir música no volume alto relaxa, ligue o som agora. Se desabafar com um amigo é tranqüilizante, desabafe. De vez enquando, devemos fazer coisas "proibidas", coisas que fujam de nosso hábito e de nossa rotina. Mas, sem sentimento de culpa e sim como se representasse a nossa liberdade, um aviso que podemos ser felizes fazendo coisas diferentes, criando e absorvendo inovações, ser livres! Só aprenda que nem tudo depende de nós, portanto, que façamos a nossa parte que seremos reconhecidos, mas claro, sem cobrar demais de si próprio. Faça porque precisa ser feito, mas sem cobranças e tensões, faça como se fosse distração e até mesmo uma grande diversão.

Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade.
Cecília Meireles

terça-feira, 13 de abril de 2010

O que é realmente nosso, não se vai para sempre!

Assim como eu, várias pessoas disseram essas palavras, "Nada da certo para mim", "tudo o que eu quero fica cada vez mais distante", "Por que tudo tem que acontecer comigo?" fui até mais longe, achei que era perseguição e disse que era o meu carma não conseguir nem as coisas simples que muitos conseguem. Mas, tudo isso é questão de tempo e paciência, pode ser que não dê certo agora, mas daqui a um tempo dará, e como dará! Parece que Deus está nos testando, vendo o quanto queremos e o quão longe iremos pelo o nosso objetivo. Não podemos é desistir, a caminhada pode ser árdua, terá vários obstáculos no decorrer dela, mas atravessaremos o caminho e chegaremos do outro lado, (e vivos, garanto). Precisei que muitas coisas não saíssem do jeito que eu queria, mas hoje tive a notícia mais feliz e empolgante da minha vida! É o que eu queria ou pedia não chega nem aos pés do que me aconteceu, e olha que o que aconteceu não planejei como os demais. Então digo e repito quantas vezes forem preciso, o que é nosso virá, pode até demorar, mas, virá. Então não chore, desespere ou desista dos seus sonhos e objetivos, podemos ouvir muitos "não" durante a nossa caminhada, mas um dia agradeceremos por muitos deles, pois, se aquilo tivesse dado certo, o que era pra ser nosso não chegaria. É complicado? É triste? É sim! Mas superei tudo isso, assim como ele superou, ela vai superar e você está quase superando. Nada é de mão beijada, tudo vem por luta e muito esforço e dedicação, não se compare com os demais. (“fulano conseguiu, porque eu não?”) Pense que porque não era a hora certa, o que é nosso está por vir, e será muito maior! Tente quantas vezes forem preciso, vá à luta, se cair levante, o que é seu está por vir, e pode ter certeza irá te surpreender, você nem imagina o bem que te fará realizar na hora certa, no momento certo, no lugar certo e em alguns casos com a pessoa certa.

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem, ou que os seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vais ser alguém...
Renato Russo

terça-feira, 6 de abril de 2010

Minha missão não acabou, está é começando!


Sentia falta de dias assim em que eu dançava conforme a música, dias em que sentia prazer de viver, dias em que as coisas caminhavam conforme deveriam. Ah, como é bom sentir esse alivio lá no fundo, da até um friozinho na barriga, me da vontade de sorrir a toa. Podem falar, quando as coisas acontecem do jeito que gostaríamos que fosse não é bom? É bom sim, e bota bom nisso! Não brigar com o namorado pela milésima vez, não desentender com um amigo próximo, tirar aquela nota desejada naquela prova super complicada, sair e distrair, respirar novos ares, conhecer gente nova! Isso é viver, isso sim é ter o prazer em viver. Mas, faz parte da vida os desafios, os medos e as angústias, afinal, sem os obstáculos não teríamos a chance de crescer; É crescendo e aprendendo com os erros e as dificuldades, como dizem "Quando Deus fecha uma porta, ele pode estar abrindo uma janela". Então viva como se o amanhã não fosse existir e como se o ontem já não tivesse grande importância. Sinta as coisas belas da vida, a vida não é feita apenas de pedras no caminho, sentir a brisa do vento sobre o nosso rosto, o sol batendo pela fresta da janela da manhã, o perfume de uma flor, um abraço amigo, um beijo carinhoso, ou simplesmente um “Bom dia” logo ao acordar, isso tudo também é viver. Temos muitas coisas boas pelo o caminho, só não desista de um dia poder sentir o gostinho de querer mais, o gostinho de dançar conforme a música. Viva intensamente, não importa a sua idade, se está acompanhado ou sozinho, se teve que deixar algo para trás, se está muito longe... apenas abra um espaço para o prazer de viver, não desista dos seus sonhos, você está vivendo e a sua missão ainda não acabou.

O segredo é não correr atrás das borboletas, é cuidar do jardim para que elas venham até você.
Mário Quintana

Pertencer!

Um amigo meu, médico, assegurou-me que desde o berço a criança sente o ambiente, a criança quer: nela o ser humano, no berço mesmo, já começou.
Tenho certeza de que no berço a minha primeira vontade foi a de pertencer. Por motivos que aqui não importam, eu de algum modo devia estar sentindo que não pertencia a nada e a ninguém. Nasci de graça.
Se no berço experimentei esta fome humana, ela continua a me acompanhar pela vida afora, como se fosse um destino. A ponto de meu coração se contrair de inveja e desejo quando vejo uma freira: ela pertence a Deus.
Exatamente porque é tão forte em mim a fome de me dar a algo ou a alguém, é que me tornei bastante arisca: tenho medo de revelar de quanto preciso e de como sou pobre. Sou, sim. Muito pobre. Só tenho um corpo e uma alma. E preciso de mais do que isso.
Com o tempo, sobretudo os últimos anos, perdi o jeito de ser gente. Não sei mais como se é. E uma espécie toda nova de "solidão de não pertencer" começou a me invadir como heras num muro.
Se meu desejo mais antigo é o de pertencer, por que então nunca fiz parte de clubes ou de associações? Porque não é isso que eu chamo de pertencer. O que eu queria, e não posso, é por exemplo que tudo o que me viesse de bom de dentro de mim eu pudesse dar àquilo que eu pertenço. Mesmo minhas alegrias, como são solitárias às vezes. E uma alegria solitária pode se tornar patética. É como ficar com um presente todo embrulhado em papel enfeitado de presente nas mãos - e não ter a quem dizer: tome, é seu, abra-o! Não querendo me ver em situações patéticas e, por uma espécie de contenção, evitando o tom de tragédia, raramente embrulho com papel de presente os meus sentimentos.
Pertencer não vem apenas de ser fraca e precisar unir-se a algo ou a alguém mais forte. Muitas vezes a vontade intensa de pertencer vem em mim de minha própria força - eu quero pertencer para que minha força não seja inútil e fortifique uma pessoa ou uma coisa.
Quase consigo me visualizar no berço, quase consigo reproduzir em mim a vaga e no entanto premente sensação de precisar pertencer. Por motivos que nem minha mãe nem meu pai podiam controlar, eu nasci e fiquei apenas: nascida.
No entanto fui preparada para ser dada à luz de um modo tão bonito. Minha mãe já estava doente, e, por uma superstição bastante espalhada, acreditava-se que ter um filho curava uma mulher de uma doença. Então fui deliberadamente criada: com amor e esperança. Só que não curei minha mãe. E sinto até hoje essa carga de culpa: fizeram-me para uma missão determinada e eu falhei. Como se contassem comigo nas trincheiras de uma guerra e eu tivesse desertado. Sei que meus pais me perdoaram por eu ter nascido em vão e tê-los traído na grande esperança.
Mas eu, eu não me perdôo. Quereria que simplesmente se tivesse feito um milagre: eu nascer e curar minha mãe. Então, sim: eu teria pertencido a meu pai e a minha mãe. Eu nem podia confiar a alguém essa espécie de solidão de não pertencer porque, como desertor, eu tinha o segredo da fuga que por vergonha não podia ser conhecido.
A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver. Experimentei-o com a sede de quem está no deserto e bebe sôfrego os últimos goles de água de um cantil. E depois a sede volta e é no deserto mesmo que caminho!

Clarice Lispector

segunda-feira, 22 de março de 2010

Por que amar é tão complicado assim?

Queria entender uma coisa única coisa; porque amar é tão complicado assim? Sei que são duas pessoas totalmente distintas, com pensamentos e idéias diferentes, cada um com os seus defeitos e qualidades, cada um com a sua forma de agir. E isso é complicado, as vezes imaginamos gostar de alguém com determinadas características, seja romântico, seja carinhoso, corajoso, descontraído, entre outras. E nos apaixonamos logo por aquela pessoa que não é nada disso! E é isso que isso faz tudo ficar complicado, pois, acabamos gostando da pessoa pelo o seu jeito de ser, pelo o que ela é verdade. Mas não concordamos e nem nos sentimos a vontade com muitas atitudes que elas acabam tomando, e então vamos bater de frente. Afinal, cada cabeça é uma sentença. Ninguém quer um bonequinho de plástico ao lado, fazendo todas as suas vontades, mas ninguém quer alguém que não aceite algumas atitudes, que convenhamos, não nos arrependemos em momento algum em tê-las tomado. É, realmente é complicado essa relação a dois, não são todos que estão preparados para viver e sentir tudo isso junto dentro de um coração só. É preciso que ambos sejam fortes e realmente se gostem, se não, não vai adiante... é preciso que ambos se aceitem do jeito que são, e claro, o outro também. É preciso renunciar determinadas coisas, mas é preciso entender que temos o NOSSO momento, aquele momento eu comigo mesma, que não queremos ver ninguém, queremos apenas a nossa própria companhia, e numa relação a dois, esse tempo fica cada vez mais distante, quando assustamos e acordados, é aí que percebemos que o tempo está passando, e olha o tanto de coisa que deixamos ou não fizemos pensando apenas no outro, e no fundo, esquecemos de nós mesmo. Então, para uma relação deixar de ser TÃO complicada assim, é preciso entender, e respeitar o outro, e do jeito que a pessoa é! Sem mais e nem menos, na medida.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Uma carta que gostaria de poder lhe entregar.

Ás vezes gostaria de simplesmente não sentir nada. Sentir aquele espaço vazio lá dentro. Não amar, não querer uma pessoa ao meu lado... não estar com você!
E por mais que a minha cabeça pense e queira que seja assim, não tem como. Eu não consigo. Posso ser muito racional como você mesmo sempre me diz, mas por trás dessa racionalidade toda, tem sentimentos. Tenho um coração, e ele é frágil e delicado. E o meu coração está falando por mim agora, somente ele. Estamos juntos até hoje, olha quantas coisas já passamos juntos. Brigas e mais brigas também fazem parte, mas junto superamos todas. Sei que você tem o seu jeito, assim como o meu tenho o meu. E isso nós sabemos que não tem como mudar. Você é cabeça-dura, e posso dizer que bem chato inclusive. Mas somos assim! Aprendemos a conviver dessa forma. Não quero um bonequinho de plástico ao meu lado fazendo (ou pelo menos tentando) tudo o que eu gostaria. Quero você assim, do seu jeito! Se falo algo, não é porque queira te controlar, reprimir ou mudar você, falo tudo para o seu bem. Mas, pensei muito e resolvi não comentar, avisar, falar, insistir, reclamar e muito menos dar a minha opinião. Não vou mais "me meter" na sua vida. Estarei com você, simplesmente isso.
É amor demais, e mesmo que surja dúvidas da sua parte, eu sei o que sinto, e isso já basta!

Relacionamento não é uma coisa fácil, mas aprendemos muito com eles. Ame, não desista do amor, mas esteja preparado, pois, muitas coisas estarão por vir, e nem sempre estamos preparados para tudo o que acontece. Descobrimos que não somos tão fortes igual imaginávamos, mas logo logo tudo valerá a pena. E se não der certo, não veja como uma coisa ruim, você cresceu e com certeza aprendeu muita coisa. Jamais permita que a dor lhe impeça de perceber a beleza de cada momento, a vida é bela e nenhuma dor dura para sempre, leve sua vida com fé e nunca desista de ser feliz.

"Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito."
William Shakespeare

segunda-feira, 1 de março de 2010

Sei que errei, por isso, estou aqui!

Por um segundo vi tudo desabar! E você também! Há momentos em que tomamos determinadas atitudes ou falamos determinadas coisas que não deveríamos ou até mesmo não queríamos, mas na hora da raiva ou do desespero acabamos soltando. Palavras, frases soltas. E são essas atitudes que talvez possam acabar com o nosso dia, com o nosso bom humor, com o nosso coração... Atitudes assim nos levam a fazer loucuras. Quando pensamos o que seria de nós sem aquela pessoa ao nosso lado, sem aquele momento relaxante ou estimulante, percebemos que cometemos ou iríamos cometer a maior burrada! E para consertar essa burrada, tem jeito? Acredito que sim! Mas fácil não será, pessoas tem sentimentos e cabe a elas decidirem se devem nos perdoar! Quem me dera saber me controlar, quem me dera agir e não sentir fraqueza ou uma forte dor no peito em seguida, assim eu teria certeza que tomei a atitude certa, que fiz o que deveria ser feito. Mas fazer e depois me sentir acabada, sentir o meu coração batendo mas ao mesmo tempo morrendo, arrepender. Isso não está certo, se não está, quer dizer que não tomei a atitude certa! Senti o meu mundo parando naquele momento, vi tudo desabar em apenas segundos, percebi o quanto sou fraca, percebi que perdi o controle de mim mesma, não consegui controlar os meus movimentos. Percebi que falei o queria, mas falei o que queria naquele momento, no momento da raiva, do desespero e da angústia, mas ao mesmo tempo percebi que falei da boca da fora, e que não poderia carregar esse fardo, não aguentaria! Voltei atrás, e volte atrás você também! Deixe o orgulho de lado, corra atrás da sua felicidade, caminhe e não olhe para trás, corra atrás dos seus sonhos. Errei sim, mas percebi o meu erro e corri atrás para me redimir, todos nós podemos, basta tentarmos. Ligue para aquele amigo de anos, que por uma discussão boba não se falaram mais, não desista desse amigo! E principalmente, não desista de você! Para sermos felizes por completo, precisamos nos sentir completos, e isso só acontecerá se darmos o braço a torcer, nem que seja um pouquinho.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Preciso de um tempo ...

Às vezes é preciso dar um tempo! Não somente um tempo ao namorado, aos amigos, as festas ou aventuras, precisamos dar um tempo a nós mesmos! É com esse tempo que surpreendemos conosco, aprendemos e conhecemos mais sobre nós mesmos. Aprendemos a guardar as roupas usadas no guarda roupa, aquelas que usamos todos os dias e inclusive já pegou o formato do nosso corpo, não usamos apenas quando a mesma está para lavar. As vezes precisamos nos recolher, o coração já não está obedecendo mais, a razão sempre entra em atrito e nem sempre nos saímos bem no final; a ansiedade vem com aquela intensidade que nos faz perder grandes oportunidades, ficamos parados, sem andar, sem agir e sem pensar. Parece que tudo está fora no lugar, uma caixinha que foi aberta e cada um retirou o seu objeto preferido, e o que sobrou para nós? O vazio da caixinha. Dói ficar parado, dói ficar sem falar e expressar o que sentimos, dói ter que controlar o pensamento e abafar o sentimento. Quando tudo está errado, continuará cada vez mais errado; Precisamos de um tempo para nós mesmos, um tempo para refletirmos, um tempo para crescermos como pessoas. Um tempo para aprender a conciliar a razão com a emoção, um tempo para viver sem se preocupar com o que as pessoas dirão com o amanhã. Tempo para deixar de ser infeliz e não nos sentirmos sufocados! Vamos liberar as dúvidas, liberar o passado, desculpar as pessoas e, ao mesmo tempo, Libertar-mos. Vamos esquecer que tem um mundo intenso lá fora, vamos concentrar apenas em nós mesmos, e encontraremos todas as repostas que precisamos. E acredite estão muito próximas, basta abrirmos os nossos olhos para a nossa alma. Olhar para dentro de nós! Sou eu mesma, e como gosto de saber disso!

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
Fernando Pessoa

Um dia a gente aprende ...


Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"

William Shakespeare

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quero você, somente você!

Sabe quando parece que o mundo desmoronou? Que nada mais faz sentido? As cores, o brilho, nada mais importa! É triste esse sentimento, esse vazio que sentimos dentro do peito, é como se nada mais tivesse importância. A imagem de você estar indo embora, mesmo que não seja para sempre, seja só por um tempinho e sabendo que essa escolha foi nossa, partiu de nós dois, me dói lá dentro. Dói tanto que parece que o meu coração está pulando para fora do meu corpo, a minha cabeça está estourando e os meus olhos mal se abrem de tão inchados e vermelhos de choro. Eu queria você aqui agora, e sei que não é possível. Sei que isso é apenas uma vírgula e não um ponto final. Sei que isso será bom para nós dois, cresceremos como pessoas, criaremos maturidade, e saberemos que o nosso amor é intenso e verdadeiro pois ultrapassa barreiras. Mas mesmo assim queria você ao meu lado, me dando aquele abraço que só você sabe dar, aquela risada gostosa... o seu olhar cativante que entra no fundo da minha alma e me faz perder o controle. É, eu aprendi e conheci o amor, e junto com o amor a dor, a perda e a solidão. Apartir de hoje conto os dias, os minutos e até mesmo os segundos para o dia em que te verei novamente e ficará tudo bem, tudo como era antes. Escutar a sua voz vai me fazer sentir viva, mas não estarei completa. Quero você, só você! Nada mais que você!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Eu cresci, e vocês também!

De repente eu cresci! É a única explicação que tenho para tudo o que se passa. Algumas atitudes, idéias e papos simplesmente não batem mais. Ou pode ser que agora tenho ideais diferentes, corro em busca dos meus sonhos e do meu sucesso pessoal. Não são todos que entendem o que é crescer, a vida não é viver preso no nosso próprio mundinho, seguindo as nossas regras. A vida é muito mais do que isso! São vivências e atitudes que tomam conta do nosso rumo, uma pisada em falso pode derrubar tudo o que conquistamos com muito suor e luta. A vida não é sempre aquele mar de rosas, não mais aquelas nossas conversas de todas as manhãs, onde riamos e chorávamos de alegria sem imaginar o que estava por vir, eu cresci e acho que está na hora de vocês perceberem que a vida de todos tomou um novo rumo. Chega de viver no mundo irreal, onde tudo é perfeito e sai do nosso jeitinho. Vamos aprender a gostar de desafios, correr atrás, vamos ouvir muitos "não" no decorrer de tudo, mas vamos aprender, vamos nos realizar. É errando que se aprende não é? O que nunca vou me esquecer foi dos nossos longos momentos juntos, onde jogávamos conversas para o ar, falávamos coisas completamente sem sentido e aquilo ali era viver, naquele tempo. Tive os meus dias bons ao lado de vocês e não esquecerei jamais. O que desejo hoje para todos, é que corram atrás e se tornem pessoas de sucesso, desejo que a vida mostre o que há de bom, o que tem por vir, basta abrir os olhos e se sentir preparado para subir um degrauzinho da vida. A felicidade é como vento, não a vemos mas sentimos, e o amor também é assim. Todos sempre estarão no meu coração, afinal participaram de uma grande etapa da minha vida. Mas sinto que a vida nos deu opções diferentes, e fizemos escolhas diferentes também. E hoje eu vou seguir em frente, vou viver com toda a emoção possível. Vou ser eu mesma, mas sabendo que cresci e tenho que seguir em frente. O passado ficou na memória, afinal, no futuro terei muitas histórias para contar. Só vou me concentrar no agora e aceitar as minhas responsabilidades. Espero que vocês cheguem no topo, como vou me esforçar para chegar lá...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vamos embarcar nessa história juntos !


Me sinto como uma idiota, se eu pudesse não amaria tanto assim, isso me dói lá no fundo, e como dói! Dói em saber que você é tão cabeça dura, que as coisas tem que ser assim e ponto final sem mais discussões, dói você não me deixar alternativas, dói em sempre eu ter que ceder, dói demais e é lá no fundo. Eu sei que isso é amor, me sinto tão bem quando te vejo ou ouço a sua voz, quando você me da aquele abraço apertado, aquele beijo carinhoso, quando você sussurra no meu ouvido o tanto que me ama. Mas ao mesmo tempo eu me odeio por tudo isso. Não sabia o que era amar, você me ensinou. Não podia deixar o "eu" de lado e você me ensinou a sempre pensar no "nós", aprendi tanto com você! Queria tanto que você me entendesse, eu sei o quanto você me ama, e sei que é puro e verdadeiro. Mas por que ser tão cabeça dura? Por que nunca dar tempo ao tempo? Não precisamos agir por influência do momento, deixamos o coração um pouquinho de lado, vamos agir com a razão também, tem que existir um acordo, uma conciliação entre razão e emoção, eu sei que tem! Só precisamos descobrir! Vamos embarcar nessa história juntos, de mãos dadas e morrendo de rir, esqueça tudo ! Viva o momento, deixe o amanhã somente para o amanhã, deixe os medos e as dúvidas de lado, isso não é necessário agora! Vamos seguir em frente e apenas curtir o momento. Nós nos amamos, e é somente isso que importa, o resto... ah o resto é o resto!

"Sonhe como se fosse viver para sempre, viva como se fosse morrer amanhã."
James Dean

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Não fale por mim, apenas deixe-me viver.

Existem coisas que somente si próprio entende. É você que está vivenciando a situação, é você que sente, que pensa e que faz. As pessoas tem todo o direito e devem dar conselhos, dicas ou até mesmo te acompanhar nas decisões ou ações. Mas, é somente nós que entendemos completamente. Temos dúvidas, e sofremos por antecedência, as vezes nos julgamos incapazes de fazer ou tomar alguma decisão antes mesmo de tentar. Mas todos podem tentar mudar, não mudar o jeito de ser, e sim tentar inverter o jogo para que pelo menos nos últimos minutos do segundo tempo ou até mesmo nos acréscimos tenhamos chance de vencer, a chance de colocar tudo a nosso favor. Precisamos aprender e fazer sozinhos, somos responsáveis por nossos atos, portanto, façamos a nossa maneira. Não tente se colocar na minha situação, eu cresci e a responsabilidade já anda ao meu lado, o mundo não gira ao meu redor, o mundo não gira ao redor de ninguém! As pessoas também precisam de atenção e precisam ser entendidas como eu mesma preciso me entender. Apenas me escute, apenas me abrace. Por favor, não diga nada. Não vou esquecer as dificuldades, eu faço delas o meu maior aliado, avalio meus pontos fracos e fortes, conheço todos! Faço deles degraus, degraus fortes e fixos. Tenho sonhos, eles podem ser altos, mas eu construi a minha escada da dificuldade e ela não quebrará, conheço-a bem e sei exatamente onde pisar. Não sou a dona da verdade, a minha verdade é somente uma opinião. Para ser feliz precisamos aceitar e entender que ninguém é igual, somos todos diferentes! Minha interpretação é uma, a sua é outra. Mas ninguém é tão egoísta ao ponto de não precisar de ninguém. Precisamos das pessoas ao nosso lado como precisamos matar o nosso ego e o orgulho, dar o braço a torcer e a cara a tapas, de vez enquando faz bem para a alma. Apenas me entenda, não tente me mudar, não tente decidir por mim, deixe-me viver a minha maneira, seguir o meu caminho, voar livremente, nadar na correnteza, me deixe ser livre. Apenas esteja ao meu lado, apenas me apoie, o resto é tudo por mim mesma, não decepcionarei ninguém, se tiver que decepcionar alguém, serei ao mesma. Me deixe seguir em frente, e assim, poderei dar o meu melhor. Crescer a aprender, a vida é feita de escolhas, e são essas escolhas que transformam a vida em um belo desafio, gosto de jogar, deixe-me jogar o jogo da vida, o jogo da minha vida. Você faz parte dela, não deixe que ela a te jogue para fora, fique e aprecie, sei que será uma emoção diferente, uma brisa, um cheiro, um gosto que você nunca viu nada igual. Tudo que temos nessa vida é apenas aquilo que conquistamos.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Somos do tamanho dos nossos sonhos!

Praticamente 99% da população sofre de ansiedade. Você sente, não é? Se você vai passar naquele provão, se vai conseguir aquele estágio, se vai ver ele novamente, se ele vai te ligar conforme prometeu, se você vai viajar, se, se, se e mais se. A vida é composta desses "se", e ao longo dela veremos cada vez mais esses "se". Ansiedade é um sentimento de aflição, é um sentimento vago, que vem acompanhado de medo, vazio e muitas vezes até tristeza. O peito dói, da aquele friozinho na barriga, uma pontinha de dor no estômago, as vezes uma dor de cabeça e em alguns casos até falta de ar! Ufa! A ansiedade vem de uma maneira difícil de controlar, não conseguimos esperar o nosso tempo, queremos que tudo aconteça de imediato, não estamos preparados para receber notícias ruins. Sei como dói, você imagina tudo a sua maneira antes mesmo de acontecer, você se cobra demais, e quando as coisas não saem do jeito esperado desabamos a chorar, gritar e espernear. Está certo, encontramos uma maneira de colocar tudo para fora, mas as lições e as dificuldades fazem parte, é como se estivessem nos testando, para ver o quanto queremos algo, se na primeira tentativa falhou jogamos tudo para o ar, não queremos mais. O que é para ser, vai ser. Seja hoje, amanhã ou daqui há 20 anos, mas virá na hora certa! Nos sentimos inseguros, chateados e passamos até a desacreditar em nós mesmos. São tantos sonhos, e alguns ficam cada vez mais distantes, looooonges. Parece que nadamos e morremos na praia, estamos contra a maré, contra o fluxo. Precisamos acreditar mais em nós mesmos, mais nos nossos sonhos, precisamos lutar e não desistir, podemos perder uma batalha, mas ainda não foi a guerra. Precisamos dizer o que pensamos e sentimos sem medo de sermos mal interpretados, sem medo de nos avaliarem ou falarem sobre nós. E assim estaremos no caminho certo, no caminho da felicidade e do sucesso, no caminho dos sonhos realizados, pois afinal, somos do tamanho dos nossos sonhos! Quanto maior for o sonho, mais nos dedicaremos e faremos por onde, então, vamos jogar todo o sentimento de culpa, medo, derrota, solidão para o ar, deixar tudo ir embora. Somos capazes de tudo, mas isso só depende de nós mesmos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Telefonema? JAMAIS !


É impressionante como as pessoas se sentem atraídas por um desafio, enquanto tudo está simples o outro te cutuca até conseguir o que quer, se consegue não liga mais. É o mesmo de um telefonema. Você conheceu alguém hoje, foi um papo interessante, surgiu aquela química e enfim trocaram os telefones. Você chega em casa toda feliz e ansiosa, achando que irá receber um telefonema ainda hoje, e ele não liga. Você arruma mil e uma desculpas "ele deve ter chegado tarde do trabalho, e foi direto dormir" "ele deve estar muito ocupado, e vai me ligar amanhã", passa mais um dia e você novamente pega o telefone e o olha milhares de vezes, você sabe que ele não tocou mas faz questão de conferir, vai que alguma coisa deu errado, esse tipo de coisa acontece não é? O celular pode estar no silencioso ou no modo vibrar, pode até mesmo estar fora de área! Espera anoitecer e ele ainda não ligou! Você vê um número diferente no celular, deu chamada não atendida, você não reconhece o telefone, pelo menos não é o que ele passou naquele dia. E então você já começa a imaginar, pensar, o telefone desconhecido não sai mais da sua cabeça, e se for ele e eu não atendi? Você espera um tempo, escureceu, ele já largou serviço, daqui a pouco ele chega em casa e da um telefonema dizendo que estava ansioso para ouvir a sua voz. E ele novamente não liga! Se eles nunca ligam, porque sempre nos pedem o telefone? Deve ser ótimo ter aquela agenda suuuper lotada de telefones de mulheres, mulheres de todos os tipos, loiras, morenas, ruivas, magrinhas, gordinhas, que tem um nariz grande, um pé pequeno, um cabelo crespo ... Enfim, acredito que o homem gosta de desafios, quanto mais for um desafio, quanto mais o jogo for difícil, mais o jogo será empolgante, quando ele finalmente consegue o que tanto quis, perde a graça e começa novamente, página virada e bola para frente. Mas isso não é um jogo, e também existem sentimentos e sensações da outra parte, no dia que o flerte deixar de ser uma desafio abandonado, você ligue e nós teremos o prazer de dizer que palavras soltas são apenas palavras, o que importa é o sentimento, e esse doce sentimento já encontrou a sua outra metade.

"O meu desafio diário é pensar no existir das coisas, e posso dizer: Nem tudo que existe parece ser verdadeiro." Luiz Pessoa

Aí tem !

As coisas são como são. Se alguém diz que está calmo, é porque está calmo. Se alguém diz que te ama, é porque te ama. Se alguém diz que não vai poder sair à noite porque precisa estudar, está explicado. Mas a gente não escuta só as palavras: a gente ouve também os sinais.
Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava frio como um iglu. Você falava, falava, e ele quieto, monossilábico. Até que você o coloca contra a parede: "O que é que está havendo?". "Nada, tô na minha, só isso." Só isso???? Aí tem.
Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava exaltado demais. Não parava de tagarelar. Um entusiasmo fora do comum. Você pergunta à queima-roupa: "Que alegria é essa?" "Ué, tô feliz, só isso". Só isso????? Aí tem.
Os tais sinais. Ansiedade fora de hora, mudez estranha, olhar perdido, mudança no jeito de se vestir, olheiras e bocejos de quem dormiu pouco à noite: aí tem. Somos doutoras em traduzir gestos, silêncios e atitudes incomuns. Se ele está calado demais, é porque está pensando na melhor maneira de nos dar uma má notícia. Se está esfuziante demais, é porque andou rolando novidades que você não está sabendo. Se ele está carinhoso demais, é porque não quer que você perceba que está com a cabeça em outra. Se manda flores, é porque está querendo que a gente facilite alguma coisa pra ele. Se vai viajar com os amigos, é porque não nos ama mais. Se parou de fumar, é uma promessa que ele não contou pra você. Enfim, o cara não pode respirar diferente que aí tem.
Às vezes não tem. O cara pode estar calado porque leu um troço que mexeu com ele, ou está falando muito porque o time dele venceu. Pode estar mais carinhoso porque conversou sobre isso na terapia e pode estar mais produzido porque teve um aumento de salário. Por que tudo o que eles fazem tem que ser um recado pra gente?
É uma generalização, mas as mulheres costumam ser mais inseguras que os homens no quesito relacionamento. Qualquer mudança de rota nos deixa em estado de alerta, qualquer outra mulher que cruze o caminho dele pode ser uma concorrente, qualquer rispidez não justificada pode ser um cartão amarelo. O que ele diz importa menos do que sua conduta. Pobres homens. Se não estão babando por nós, se tiram o dia para meditar ou para assistir um jogo de vôlei na tevê sem avisar com duas semanas de antecedência, danou-se: aí tem.
Martha Medeiros

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O que ela vê nele? E o que ele vê nela?

E o que é que ela vê nele? Nossos amigos se interrogam sobre nossas escolhas, e nós fazemos o mesmo em relação às escolhas deles. O que é, caramba, que aquele Fulano tem de especial? E qual será o encanto secreto da Beltrana?

Vou contar o que ela vê nele: ela vê tudo o que não conseguiu ver no próprio pai, ela vê uma serenidade rara e isso é mais importante do que o Porsche que ele não tem, ela vê que ele se emociona com pequenos gestos e se revolta com injustiças, ela vê uma pinta no ombro esquerdo que estranhamente ninguém repara, ela vê que ele faz tudo para que ela fique contente, ela vê que os olhos dele franzem na hora de ler um livro e mesmo assim o teimoso não procura um oftalmologista, ela vê que ele erra, mas quando acerta, acerta em cheio, que ele parece um lorde numa mesa de restaurante mas é desajeitado pra se vestir, ela vê que ele não dá a mínima para comportamentos padrões, ela vê que ele é um sonhador incorrigível, ela o vê chorando, ela o vê nu, ela o vê no que ele tem de invisível para todos os outros.

- Agora vou contar o que ele vê nela: ele vê, sim, que o corpo dela não é nem de longe parecido com o da Daniella Cicarelli, mas vê que ela tem uma coxa roliça e uma boca que sorri mais para um lado do que para o outro, e vê que ela, do jeito que é, preenche todas as suas carências do passado, e vê que ela precisa dele e isso o faz sentir importante, e vê que ela até hoje não aprendeu a fazer um rabo-de-cavalo decente, mas faz um cafuné que deveria ser patenteado, e vê que ela boceja só de pensar na palavra bocejo e que faz parecer que é sempre primavera, de tanto que gosta de flores em casa, e ele vê que ela é tão insegura quanto ele e é humana como todos, vê que ela é livre e poderia estar com qualquer outra pessoa, mas é ao seu lado que está, e vê que ela se preocupa quando ele chega tarde e não se preocupa se ele não diz que a ama de 10 em 10 minutos, e por isso ele a ama mesmo que ninguém entenda.
Martha Medeiros

Quando eu te vi, foi diferente.


Tem pessoas que nos cativam apenas com um sorriso, ou um simples olhar. Não precisamos bater aquele papo como se fossemos amigos há anos, mas um simples "oi" já basta. A simpatia, o carinho e atenção daquela pessoa com você já é o suficiente. Não é amor e muito menos paixão, é apenas uma pessoa que te faz sentir bem. A alegria da pessoa em te ver já levanta a auto - estima. Como eu gostaria de estar rodeada de pessoas assim, pessoas que só querem o bem, ou apenas te ver por um momento. Você não se prepara, não ensaia frases soltas, não se veste com a melhor roupa do seu guarda roupa, você esbarra e é simplesmente você mesmo! Goste de mim como eu sou de verdade, goste da minha alma. E assim eu retribuo o sentimento. Agradeço por existir pessoas assim nesse mundo, pessoas que gostam de você pelo o que você é, gostam de você sem nem ao menos te conhecer a fundo. Seja sempre assim, e eu tenho toda a certeza do mundo que você irá longe. Hoje eu te vi, e foi diferente. Por obra do acaso ou o destino, não sei ao certo, mas algo fez com que eu te visse, ou você me visse. O momento voou, mas eu te vi, e é somente isso que importa.

"Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão."
Fernando Pessoa

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O amor, deixe-o entrar.

Sempre fui um tanto seca, não digo fria, e sim seca. Demonstrar sentimentos não era a minha praia, e por mais que eu gostasse e quisesse alguém ao meu lado eu guardaria tanto isso para mim, que o sentimento acabaria esfriando e aos poucos desaparecendo, o que sempre aconteceu. Acho que nunca tinha me apaixonado de verdade, no decorrer da vida conhecemos pessoas interessantes e pensamos como seria a nossa vida ao lado dessa pessoa. Sentimos atraídos por pessoas belas e com um físico sarado. Mas tudo isso não passa de uma simples atração, em alguns casos vira até paixão. Mas a paixão vem pegando fogo e com o tempo vai embora sem deixar rastros. Olhamos para trás e não sentimos nada, ou melhor, sentimos um alívio de não estar mais ao lado daquela pessoa. O que era carinho, afeto, simplesmente vira um sentimento novo, não é raiva, muito menos ódio, a gente simplesmente não se importa mais. Mas um belo dia você conhece alguém, não muito diferente dos demais. Um rostinho bonito, bem vestido e bom de lábia. Nos sentimos atraídos, e pensamos que já vai começar tudo de novo, a gente se "apaixona", curte o momento e de repente acaba sem nem sabermos o porque. A paixão é passageira. Mas tudo isso muda, você começa a reparar nos gestos, no olhar, no jeito de falar, se encanta aos pouquinhos mas não deixa se levar com medo de iniciar o mesmo círculo vicioso novamente. O tempo passa e você não se decidiu, não se acha preparado para começar tudo de novo, e de novo e de novo. Mas quando você levanta, já está sorrindo, cantando para todos os lados, quando vê aquela pessoa você se sente mais forte, mais vivo. Você se arruma e quer ver a pessoa sempre, e quando não a vê o dia perdeu a graça. O amor te pegou de jeito! Um sentimento novo, coisas novas, tudo diferente do que você já vivenciou, você não entende o jogo e fica com medo. Mas aos poucos você descobre que basta se entregar, abra o seu coração, esqueça os momentos passados! Esqueça o que não deu certo, e não queira encontrar motivos sobre o porque não deu. Invista, entregue o seu coração e viva como se esse fosse o seu último momento. Você descobre que o amor tem um sabor adocicado, quer sempre estar ao lado da pessoa, mesmo que seja sem fazer nada, só ficar sentadinhos assistindo tv. O amor é diferente de tudo que você já viu, e nada chega perto desse sentimento. Ame, ame assim como eu aprendi a amar, e você verá que o mundo e a vida será muito melhor, e tudo simplesmente estará ao seu favor. Sorria para a vida, abra a porta para o amor, espante a dor. Na vida o que importa é só o amor. Estude-me !

"Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor. Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR." Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sentir-se amado

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama. Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.
Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se. A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?
Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.
Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".
Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."
Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.
Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.
Martha Medeiros

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Não entendo.

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.
Clarice Lispector

Ah se tudo fosse tão fácil...


É impressionante quando você quer MUITO alguma coisa e de repente você vê tudo indo por água abaixo. Você vai e tenta algo diferente, e também não da certo. Me pergunto, essas coisas só acontecem comigo? Poxa, cada dia que se passa vem um obstáculo diferente, parece que estou sendo testada, não por ser a melhor, mas sim para ver como está o meu jogo de paciência. Pode ser que estão me testando para ver o quanto quero muito, ou se sou a pessoa certa para a tal coisa. Eu sei que sou capaz, sei que sou boa e sei que terei a maior vontade do mundo e darei o meu melhor. Tento de novo, o jogo já está para mim está ganho, e vem o segundo tempo. Booooomba, o que era doce já não é mais. E vem outra notícia, não sou ansiosa, só não aguento que me façam esperar demais. Quer testar o meu lado emocional? Então, façamos o seguinte, marque um horário, me deixe tomar um café da manhã, seja pontual. Não há emocional que aguente taaanta espera, tanto blá blá blá na cabeça! Mas se querem que eu desista, não vão conseguir. Fico chateada, fico nervoso, da vontade de entrar no quarto trancar a porta e desabar a chorar (como já fiz uma vez), choro na sua frente se eu não aguentar, e não para você sentir dó e voltar atrás e sim porque queria ser mais forte, mas estou aprendendo e um dia chegarei lá. Custe o que custar, posso cair, levantar e cair de novo. Mas desistir jamais! Coloquei na cabeça que sim, e vai ser sim! Nada vai me fazer desistir de correr atrás de um sonho, as pessoas ou o destino podem apenas dificulta-lo, mas vou conseguir alcançar e mostrar que sou capaz e que foi realmente merecido. Não desista dos seus sonhos, teremos uma longa jornada pela frente, mas e daí? Eu quero mais é me divertir e vivenciar novas experiência, tenho todo o tempo do mundo.