segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O poder de escolha: Ser Livre.

A liberdade não é se lançar numa louca procura de toda a espécie de prazer. Dizem que somente assim estaremos realizados. A vida é feita de escolhas! É feita de decisões a serem tomadas e idéias que estão sempre se modificando. A liberdade é uma dádiva, mais do que liberdade é ser livre, o que não é a mesma coisa. Se alguém se impõe condições já não é livre, pois vive dentro dos seu próprios limites. Ser livre é como um pássaro a voar no azul do céu sem rumo, é como a correnteza que vai e volta, é como o sol que nem sempre se abre. Liberdade não é poder, liberdade é uma descoberta. A liberdade é simplesmente uma descoberta de nós mesmo. E à medida que nos descobrimos, nos libertamos. Nos libertamos de tudo, principalmente de nós mesmos. Libertamos das dúvidas que sempre nos fazem perder milhares de oportunidades, libertamos do sentimento de culpa, nos libertamos das conseqüências, dos impulsos, das mágoas, de um amor não correspondido ou até mesmo de um amor repentino. Ser livre é poder dizer "não" sem culpa. É poder fazer as suas próprias escolhas pensando no melhor para você e não no que os demais pensarão. Ser livre é ser você, exclusivamente você mesmo! Ter vontade própria, falar no momento que der vontade, ligar para alguém sem ser ouvido, isso sim é ser livre. É um caminho árduo e sofrido, e a sua recompensa encontramos somente no final. É um direito de opção que pertence somente a nós mesmos, e não a deixe escapar de suas mãos.  Liberdade é não precisar de nada para ser livre. E só assim seremos livres, livres para o mundo, como uma borboleta ao descobrir que tem asas para voar.

"Vale a pena viver, nem que seja para dizer que não vale  pena..."
Mário Quintana

28 comentários:

  1. Concordo com você! Muitas pessoas se prendem a própria liberdade...
    Gostei do blogger, estou seguindo!

    http://humilitate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "Vale a pena viver, nem que seja para dizer que não vale pena..."
    *-*

    ResponderExcluir
  3. Olá, passando pra retribuir a visita... Realmente a liberdade é algo que não tem preço. Gosto dos seus textos! Amei a frase do Quintana também!!
    Um abraço!
    http://meucaonaochupamanga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A liberdade de ser está em cada um de nós e depende das expectativas que criamos e das vontades que defendemos. Basta se disponibilizar a isso.
    Até!

    ResponderExcluir
  5. Não somos livres. A liberdade oferecida hoje, por nosso sistema (capitalista), é uma liberdade falsa. Basta olhar nossas mídias, grande coerção social vivenciamos todos os dias, apartir da imposição dos padrões as quais devemos viver. Ter liberdade para comprar, não é ser livre para pensar. Ter liberdade para alienar-se, não é ser livre para questionar. Falsa liberdade, falsos direitos... Só irá mudar, quando deste sistema se livrar...Daí sim, conquistaremos a verdadeira liberdade...e sermos livres de todos padrões e culturas a nós impostos.. E assim poderemos voar como passáros livres...

    ResponderExcluir
  6. A liberdade é o maior bem, junto com a saúde, que possuímos... É muito bom, podemos passar horas, dias, meses anos sem nos darmos conta disso mas no exato momento que somos privados destes, nos sentimentos muito mal, perdidos, desesperados até... Ser livre é uma eterna descoberta, com eternas opiniões mutantes, é muito bom!

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pensei em algumas coisas enquanto lia. Não acredito nessa liberdade em termos de escolha, algo racional. Não sou sartreano. Acredito que a liberdade está mais para o quanto podemos ser afetados pelas coisas; o quanto nossa pele é plástica para esticar a margem dos possíveis para nós. Isso tem mais de se permitir os estanhamentos para aumentar os sentidos da vida. Talvez a questão não seja ser quem se é, pois isso pode nos aprisionar. Mas sim recusar a ser o que querem que sejamos ou o que pretendemos ser em essência. Essa abertura nos ajuda a sermos potencialmente mais livres. Enfim, são divagações. Gostei do teu texto. Ajuda pensar algo que nunca sairá de pauta.

    ResponderExcluir
  8. nada melhor que a liberdade para viver a vida :D

    ResponderExcluir
  9. Liberdade... enquanto ainda a temos, vamos aproveitá-la ao máximo!

    http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Liberdade algo que ñ tem preço, mas ñ podemos confundir com libertinagem.

    Até +

    ResponderExcluir
  11. A libertade é o principal direito que todos os seres humanos possuem!!! Infelizmente algunmas "autoridades" tentam tirar essa liberdade das pessoa, só assim conseguirão tornar uma sociedade alienada do jeito que querem.

    ResponderExcluir
  12. uma super BOA NOITE !
    muito Obrigada por me seguir ... seje
    muito bem vinda ao meu blog *-*
    volte sempre , pois sera muito bem vinda
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. "Ser livre é ser você, exclusivamente você mesmo! Ter vontade própria, falar no momento que der vontade, ligar para alguém sem ser ouvido, isso sim é ser livre."

    adorei!! Lindo o texto! Não conhecia e olha q sou mto fã do mario! To retribuindo sua visita lá no hideout ^^
    Adorei seu blog!Estou seguindo viu? Bju! :)

    ResponderExcluir
  14. Adorei, amei muito o texto, você está de parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Liberdade é algo muito mais pessoal do que no geral se pensa. Realmente, está em compreendermos e nos sentirmos bem em nossa pele... Ainda que estranha - se vista pelos olhos do mundo. A liberdade é não precisar de nada para ser livre!

    ;D

    ResponderExcluir
  16. liberdade é o qe me alimenta .. em todos os sentidos.
    eu gostei mt do texto e concordo ^^

    ResponderExcluir
  17. Liberdade é o maior bem que podemos ter. O direito de ter nossas próprias escolhas...


    http://devaneios-meeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Muito bom seu texto! acho que se libertar é arriscar, arriscar ser....simplesmente ser e viver ;)
    Parabéns, você escreve muito bem!

    www.feriasdopresidente.blogspot.com

    Se gostar e quiser comentar a vontade. Poderia me ajudar clicando nas propagandas do blog pra me ajudar na divulgação? Não paga nada, é só clicar :)

    ResponderExcluir
  19. É...talvez eu só tenha liberdade, mas não sou livre...

    Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostei do seu blog
    muito bom mesmo,
    dá uma passadinha nos meus?
    se gostar me segue que eu sigo de volta
    Pura Vaidade
    http://puravaiidade.blogspot.com/
    Um Diário Viajante
    http://diiarioviajante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. a liberdade é tudo na vida.
    adorei seu blog.

    dá uma passadinha no meu ?
    beeijos
    ass: http://solootro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. tem uma boa visão sobre a liberdade, seria legal você conhecer espinosa e o que ele pensa sobre isso; para ele a liberdade está alem do escolher entre o bem e o mal, liberdade está embebida em desejos e paixões que guiam a vida mesmo dentro das condições impostas a esta. tipo é possivel ser livre mesmo estando preso, mesmo estando sobre regras.

    www.linhasdefuga.com

    ResponderExcluir
  23. Passei pra avisar que tem um questionário pra você no meu blog → http://seasonsoftheheart9.blogspot.com/2011/01/questionario.html

    beijoo

    ResponderExcluir
  24. Sinto que nos privamos por inúmeros medos, e isso tende a nos fazer pensar que não somos livres.

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  25. Interessantissimo o texto
    concordo plenamente
    belo blog...

    ResponderExcluir
  26. Tentar ser livre. uma luta sem fim... a vida, eh uma luta por tantas coisas. gostei. vou seguir, qndo der da uma passadinha lah... ve se gosta. beijos

    http://atosfalhosid.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. A liberdade é uma utopia, ninguém é verdadeiramente livre...

    ResponderExcluir